Eu sempre tive blogs quando era mais nova. Esses tempos fiz a conta e devo ter tido uns 4 ou 5, em diferentes plataformas, para divulgar inicialmente conteúdos de meu interesse (como fotografia e moda), crônicas e poemas sobre meu dia a dia. Com o tempo, infelizmente, esse hábito se tornou mais raro (meus temas de interesse também mudaram), ainda que durante a faculdade eu dedicasse um bom tempo a um blog privado para escrever sobre minhas frustrações (pessoais e amorosas).
Atualmente, pesquisando de forma profissional e ansiosa por compartilhar algumas perspectivas sobre diferentes assuntos, resolvi retomar essa prática e reivindicar meu espaço na web fora de plataformas de redes sociais. Me parece interessante esse movimento de fincar raízes mais sólidas, mesmo no meio virtual, para solidificar alguns posicionamentos e permitir um espaço maior para debate.
Assim, você encontrará aqui uma variedade de conteúdos que procuram explorar e analisar a intersecção entre raça, tecnologia e regulação, um campo cada vez mais relevante no mundo contemporâneo. Disponibilizarei tanto minhas publicações autorais, como também espero poder compartilhar e refletir sobre os estudos de outras pessoas pesquisadoras da área.
Como a nossa complexidade não cabe somente em textos científicos, este blog se propõe ainda a trazer um lado meu com o qual busco reestabelecer diálogo: o de compartilhar textos com reflexões pessoais, com o intuito de trazer um olhar humano e sensível para as discussões abordadas. Acredito que a combinação de diferentes formatos de escrita enriquece o diálogo e nos permite explorar diversas perspectivas.
Uma nota digna de destaque é que os conteúdos aqui postados, independentemente do nicho, trarão sempre uma perspectiva racializada da realidade. Esta sempre foi a lente pela qual a sociedade me permitiu (e me exigiu para) compreender o mundo. Portanto, não haveria como minhas produções deixarem de ser dessa forma – aliás, a não-racialização, na minha opinião, é um privilégio para poucos.
Portanto, seja você uma pessoa interessada na temática, um apreciadora de crônicas ou simplesmente curiosa em aprender mais sobre raça, tecnologia e regulação, convido você a me acompanhar por este canal. Fique à vontade para explorar os artigos, compartilhar suas opiniões e interagir com outras mentes interessadas no assunto. Novas contribuições são sempre bem-vindas, desde que mantenhamos o respeito, cuidado e empatia com o próximo.
Portanto, sinta-se em casa!
Com carinho,
Fernanda Rodrigues.





Deixe um comentário